quinta-feira, 20 de maio de 2010


Miss Jane Marple foi criada por AC em 1930 e aparece em mais ou menos 13 livros.
Já nasceu velha e sempre morando em St.Mary Mead, uma aldeia onde ela conhece todos os moradores. Sobre seus vizinhos Miss M tem opinião formada - que nem sempre é lisongeira. Ela pensa, muitas vezes, o pior das pessoas e acaba sempre acertando - a idade lhe deu conhecimento, visão, discernimento.
Nesse livro, Um Corpo na Biblioteca (The body in the library), escrito em 1942, são mostrados alguns aspectos pitorescos do campo inglês: não se telefona antes de 8 horas da manhã, fofocas só à noite (entre 9 e 9:30h), as pessoas - até as que não fumam, têm cigarros em casa para oferecer às visitas, há abundância de pessoal doméstico - 1a., 2a. e até 3a. criada (em Gossington Hall pelo menos).
AC levou muito tempo procurando a biblioteca ideal para desenvolver o tema até encontrar a casa de uma amiga de Miss M. O poder de observação e dedução de Miss M é de pasmar. Ela é velha mas vê coisas que a maioria das pessoas nem percebe.
Ficar velha assim é uma bênção e eu tenho uma amiga de 89 anos que é motivo de admiração e respeito de todos nós. Quem me dera ser igual à Adelia Rebelo, piauiense da velha guarda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário