quinta-feira, 27 de maio de 2010


Durante a 1a. guerra mundial (1914/1918) a jovem Agatha Christie, recem-casada e com o marido nos campos de batalha, mora com a mãe e ajuda no esforço de guerra como voluntária em um hospital, em Torquay.
Ao escrever, nessa época, seu 1o. livro, AC não pensava em fazer carreira literária e muito menos ganhar dinheiro com isso. Mas teve uma longa carreira, muitos livros e muito, muito dinheiro.
Esse livro , "O Misterioso Caso de Styles" (The Misterious affair at Styles) só foi publicado depois da guerra, em 1920, e rendeu-lhe 25 libras.
É tambem o livro de estréia de seu personagem mais famoso, o detetive Hercule Poirot, então residente na aldeia perto da casa (Styles) onde ocorre o assassinato de uma velha e rica senhora.
São poucos personagens (seria característica de AC) e todos são suspeitos: o marido, a governanta, os dois enteados, a nora, uma jovem agregada e um médico estranho.
HP tem um jeito especial de conduzir a trama, lidar com os suspeitos, os empregados e até a polícia. Ao final, ele explica seu raciocínio, deduções e aponta o criminoso.
E ainda reune um casal em crise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário