segunda-feira, 12 de julho de 2010


Agatha Christie também escreveu sobre o Natal. O livro "A Aventura do Pudim de Natal" (The Adventure of the Christmas Pudding), publicado em 1960, contém 6 histórias curtas (com Hercule Poirot e Miss Marple) e é a primeira história que dá nome ao livro.
Hercule Poirot é convidado (intimado) por pessoas do Governo, a passar um Natal no campo inglês para investigar um grave problema de Estado.
Ele não fica entusiasmado com a idéia de passar os feriados do Natal numa mansão inglesa do século XIV mas é convencido pela promessa de aquecimento central e água quente nos quartos.
A proprietária de Kings Lacey é a Sra. Lacey que aceita a presença de HP como um favor a uma querida amiga e, aparentemente, não está a par dos reais motivos da visita dele. Enquanto conversa com seu hóspede a Sra. Lacey embainha panos de prato e fala dos seus problemas com a neta rebelde.
A descrição da Ceia de Natal, com sua culinária, no mínimo curiosa, é uma mostra do humor inglês de AC.
(continua)

2 comentários:

  1. Eu me lembro muito bem deste livro, principalmente pelas descrições da ceia de Natal. Eu tinha um exemplar exatamente igual ao que se vê aí na foto. Era uma edição do Círculo do Livro. Não me recordo de como terminava a história, mas só da vontade de comer um pudim de passas. Na Colombo do Centro tem um pudim de pão com passas muito gostoso, que eu imaginava ser parecido com o do livro.

    ResponderExcluir
  2. Nunca comi o tal pudim de passas mas o Bolo de Natal deles é super indigesto.

    ResponderExcluir