terça-feira, 1 de junho de 2010


No segundo livro de Agatha Christie, escrito em 1923, "O Inimigo Secreto" (The Secret Adversary), ela nos apresenta dois novos personagens: um rapaz e uma moça, jovens, desempregados e com muito espírito aventureiro. Desmobilizados com o fim da guerra, eles procuram, em 1919, um modo de conseguir algum dinheiro honestamente. E aí esbarram em "documentos secretos".
Relendo a obra de AC, escrita há tantos anos, sinto a nostalgia dos anos 20/30 do século XX. Alguns desses livros são ingênuos (aos meus olhos céticos de hoje), são fantasiosos, mirabolantes. Mas os leitores de AC gostavam, como hoje muitos gostam de 007, Indiana Jones e Piratas do Caribe.
Outras pessoas preferem ler os clássicos e torcem o nariz para AC. Será que lêem, constantemente, D.Quixote, os sete volumes de Proust, o Ulisses de Joyce? Têm esses livros na sua cabeceira? Não se pode ler, só, os clássicos e as aventuras de Tommy e Tuppence são ingênuas (hoje), mas são divertidas.
Na apresentação do livro há uma advertência : "Pra todos aqueles que levam vidas monótonas, na esperança de que possam experimentar em segunda mão os perigos da aventura."

Um comentário:

  1. Comprei esse livro na Bienal do ano passado, e até 4 meses atrás não tinha mexido nele. Este livro se mostrou incrivelmente excitante! Dá vontade de participar da história, ou de ser um dos personagens idealizados por AC. Adoro os Clássicos, principalmente a obra de Jane Austen, mas com o meu apetite voraz por leitura, (o que diga minha mãe, carinhosamente conhecida por NENA, que passa quese toda madrugada pela porta do meu quarto mandando eu apagar o abajur e ir dormir) AC tem um lugar cativo entre as minhas leituras!!!

    ResponderExcluir