sexta-feira, 4 de junho de 2010


Agatha Christie gostava muito do personagem que criou, em 1930, para o livro "O Misterioso Sr. Quin" (The Misterious Mr. Quin). Nele são contadas 12 histórias em que Mr. Quin resolve problemas aparentemente insolúveis e, com isso, muda a vida das pessoas. Ele é o agente catalisador que aparece e desaparece e sua presença afeta os outros à sua volta.
Um senhor idoso, um tipo de bon vivant, homem culto, rico, sempre frequentando as altas rodas é auxiliar do misterioso Mr. Quin. Mr. Satterthewaite está sempre viajando para os lugares da moda e, quando ele aparece, já se sabe que a comida daquela casa é boa ou, então, um drama está para acontecer.
Embora viajando muito Mr.Satterthwaite queria mesmo era ir para casa. Ele dizia que quando se passa dos 6o anos, nossa casa é o melhor lugar.
O mundo de AC, nos anos 30, é fascinante: As pessoas viajavam com criado de quarto para desfazer as malas e ajudá-las "a se trocar", os automóveis enguiçavam perto de casas onde as pessoas eram acolhidas.
Dos 12 contos o que mais gosto é "A Paixão do Crupiê". É um drama que acontece a todo momento, em todas as épocas: a volta por cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário