quarta-feira, 2 de junho de 2010


Os editores de Agatha Christie reuniram, creio que em 1974, quinze histórias curtas, escritas de 1926 a 1934 e publicaram o livro "A Mina de Ouro" (The Golden Ball and others Stories). São contos que abordam, até com bom humor, as agruras de jovens sem dinheiro, desempregados e que precisam fazer de tudo para obter meios de sobrevivência.
Algumas histórias falam de fatos sobrenaturais, casas mal assombradas, possessão e outros que tais. Não gosto desse tipo de histórias e, para mim, são dispensáveis.
Mas há dois contos comoventes: o primeiro, quase um conto de fadas - viúva e dois filhos adultos passando necessidade com a perda de status (tipo pobreza envergonhada), são socorridos por um excêntrico milionário que deseja se redimir de uma vida até então egoista. Happy end.
O segundo caso é muito delicado - jovem (21 anos) pobre, desempregada, passa até fome porque não quer se separar de seu cachorro velho e rabugento. Como nunca tive cachorro, gato, passarinho.....não entendo bem esse apego tão doloroso. Mas a jovem é "libertada" pelo que, parece ser, o suicídio do cão. Será que cachorro comete suicídio? Tive essa impressão.
Mas a história é bonita, comovente (quase chorei) e sentimental....sentimental demais......

Nenhum comentário:

Postar um comentário