quinta-feira, 17 de junho de 2010


Agatha Christie não esperava que Miss Marple fosse fazer tanto sucesso, mas ela rivaliza em popularidade com Hercule Poirot, com a vantagem de fazer sonhar suas leitoras mais velhas: Quem não quer ser Miss M.?
Depois do primeiro livro (Assassinato na Casa do Pastor) AC. dedicou a ela mais doze livros e um desses é o do "clube das 3as. feiras" : "Os Treze Problemas" (The Thirteen Problems), escrito entre 1928/1930.
São 13 histórias curtas com Miss M. dando show: ela sempre descobre e resolve os mistérios apresentados pelos seus convidaddos das 3as. feiras: Sir Henry Clithering (ex-diretor da Scottland Yard), os sobrinhos Raymond West e Joyce, Dr.Pender (um clérigo), Jane Helier (uma atriz) e outros.
Se prestarmos bastante atenção veremos as pistas que AC nos indica mas, o mais importante, é ser como Miss M. : não acreditar em ninguém, pensar sempre o pior das pessoas e, é claro, desvendar os mistérios não resolvidos, até então.
Um dos problemas é apresentado por uma atriz de teatro, linda, loura e um tanto curta de entendimento (loura burra? quase).

Nenhum comentário:

Postar um comentário