domingo, 14 de novembro de 2010

Quando começo a ler um livro gosto de saber o local (cidade) onde transcorre a ação. Os livros de Agatha Christie, quase todos, são ambientados na Inglaterra, uns poucos no Oriente Médio, alguns na França, na Africa do Sul, ilha do Caribe, Egito.... Há até um passado no Egito Antigo!
Mesmo na Inglaterra gosto de me situar e saber onde ficam as aldeias citadas. Procuro até no mapa.
Ler é viajar sem sair de casa. Visitamos e conhecemos um pouco de Torquay, Dartmoor, Devon, Dorchester, Dover, Calais e, claro, Londres. E vamos a Paris, Riviera Francesa, uma ilha ensolarada no Caribe, navegamos pelo Rio Nilo, viajamos com o Orient Express e vamos a muitos e muitos outros lugares em seus inúmeros contos.
Ainda na semana passada li um bom livro policial que, desconfio, é passado na Italia (o autor é italiano) mas o nome da cidade não é mencionado e não identifiquei qualquer bairro ou rua.
Até o nome dos personagens não me ajudou : Vasquez, Boris, Stern, Gavilla, Sarah, Roche, Rockford, Birmann, Clarisso - uma salada. Mas o livro é bom embora violento o que deixaria Hercule Poirot desconcertado. Muito sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário