terça-feira, 14 de setembro de 2010


"A Testemunha Ocular do Crime" (4.50 from Paddington) deve seu nome em inglês ao trem que sai da estação do Paddington, em Londres, naquele horário. É a velha paixão de Agatha Christie pelos trens!
É um livro também dedicado a Miss Marple, a quase octogenária personagem criada nos anos trinta e, simplesmente, maravilhosa.
Miss M. sabe (e sente) a idade que tem e sabe o que pode e o que não pode fazer. A mente está ótima mas o corpo está claudicando.
Disposta a desvendar um mistério que não lhe diz respeito, ela contrata uma jovem para fazer o "trabalho braçal" . Essa jovem tem um diploma em matemática, em Oxford, mas como ser professora não é uma atividade bem remunerada ela opta por uma carreira de serviços domésticos - que paga muito melhor.
Uma casa (Rutherford Hall), seis cavalheiros (é assim que Miss M. refere-se aos homens), um charmoso inspetor de polícia, uma quase solteirona, dois adolescentes, a velha senhora amiga de Miss M. (a tal testemunha) e vários personagens secundários (coadjuvantes) que A.C. delineia admiravelmente que até os podemos ver.
Miss M. vê confirmada suas deduções quanto ao encontro do cadáver da mulher assassinada no trem das 4.50 e leva o criminoso à prisão.
Quero ficar velha como Miss. Marple.

Nenhum comentário:

Postar um comentário