quarta-feira, 29 de setembro de 2010


"O Homem do Terno Marrom" (The Man in the Brown Suit) é um dos primeiros livros escritos por Agatha Christie, em 1924, com base nas suas lembranças da viagem de volta ao mundo, que fez com seu primeiro marido.
De sua passagem pela Africa do Sul ela aproveita para forjar uma vida aventurosa para uma jovem destemida e irresponsável.
A viagem de navio, em 1a. classe, da Inglaterra para a Cape Town, custou apenas 87 libras, ela teve enjoo até à Ilha da Madeira, Cape Town foi muito apreciada, há intrigas, diamantes da De Beers, homem misterioso
despertando paixões, viagem de trem até a Rodésia, animais esculpidos em madeira (umas gracinhas), a hospitalidade, as novidades, os acessos de mau humor do Lord que patrocina a viagem ......
Não havia "apartheid" na época (só começou em 1948). A.C. estava feliz e a volta ao mundo foi de graça. Por isso, o livro é tão descontraído.
O romance entre a aventureira e o jovem estranho e sofredor é leve e seu final tipo "teu amor e uma cabana" nos leva a pensar no que aconteceu depois da lua de mel.
O mundo era bem outro em 1924 e a África do Sul não prometia ser o país da Copa do Mundo de 2010. Em algum momento tudo mudou e nós perdemos a inocência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário